ACONTECE NO Martinelli

GOVERNO DE SÃO PAULO EDITA NORMA SOBRE CRÉDITOS DE ICMS

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
bandeira_de_sao_paulo_ICMS

O Secretário da Fazenda e Planejamento e a Procuradora-Geral do Estado de São Paulo editaram em 8/5 a Resolução Conjunta SFP/PGE 1, tendo em vista o disposto na Lei Complementar 160 (7/8/2017) e no Convênio ICMS 190/17 (15/12/2017). A Resolução disciplina os procedimentos a serem adotados relativamente a créditos de ICMS decorrentes de operações para as quais tenham sido concedidos benefícios em desacordo com o previsto em norma constitucional.

O reconhecimento dos referidos créditos se dará por meio de pedido realizado pelo contribuinte, conforme modelos anexos à resolução, cujas formalidades são determinadas em função da natureza do Auto de Infração e Imposição de Multa (AIIM – processo físico ou eletrônico) e do status do processo perante a esfera administrativa (julgado definitivamente ou não). No pedido, o contribuinte deve declarar expressamente que renuncia a qualquer defesa ou recurso administrativo ou judicial, assim como desistir dos já interpostos.

Enquanto perdurar a análise do pedido de reconhecimento dos créditos, os processos administrativos e judiciais vinculados ficarão suspensos, a despeito da apresentação de renúncia pelo contribuinte, retomando seu curso tão logo seja proferida decisão pela SEFAZ – caso seja no sentido de negativa do crédito.

Verificado que foram cumpridos todos os requisitos e exigências pelos órgãos competentes – por exemplo, que o benefício do ICMS foi concedido à revelia do CONFAZ –, os créditos tributários serão reconhecidos pelo Estado Paulista.

Para esclarecimentos, nossos clientes poderão entrar em contato com a área de Contencioso Tributário de nosso escritório nas cidades de São Paulo: (11) 2175.4350 e Campinas: (19) 3294.2491.

MARTINELLI ADVOGADOS

Este Newsletter é destinado unicamente aos clientes Martinelli Advogados (OAB-SC 252/97). Caso deseje enviar sua opinião, sugerir a inclusão de novo destinatário ou seu descredenciamento deste boletim, escreva para [email protected].

PT| EN