ACONTECE NO Martinelli

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE MINISTÉRIOS DEVE AUMENTAR RECURSOS PARA INOVAÇÃO NO AGRO

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Agronomist Holds Tablet Touch Pad Computer In The Corn Field And

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) assinaram em 7/4 um Acordo de Cooperação Técnica para implementar ações de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor agropecuário. Para as cooperativas, a iniciativa representa uma oportunidade para investimento em soluções inovadoras, tanto no desenvolvimento de produtos quanto em melhorias nos seus processos produtivos.

Por meio do acordo, a FINEP deve elevar a disponibilidade de recursos por meio de financiamento reembolsável (crédito) e não-reembolsável. O movimento também fortalece a FINEP como ferramenta de incentivo ao agronegócio no Brasil: nos últimos três anos, foram cerca de R$ 1 bilhão em recursos reembolsáveis investidos no setor. Para habilitação, as propostas devem contemplar temas prioritários do MCTI e MAPA, como:

– tecnologias habilitadoras nas áreas de inteligência artificial, internet das coisas, biotecnologia e nanotecnologia

– tecnologias de produção (indústria e agronegócio)

– segurança hídrica

– tecnologias para o desenvolvimento sustentável (bioeconomia, poluição e preservação ambiental)

– tecnologias nas áreas digital, de sustentabilidade, segurança alimentar e inovação aberta

O acordo também fomenta planos, programas e editais com recursos para novas tecnologias de capacitação e desenvolvimento do sistema produtivo, autonomia tecnológica, promoção da competitividade brasileira e sustentabilidade na cadeia do agronegócio (incluindo bioenergia e biomassa renovável). A cooperação também inclui a busca por fontes alternativas de recursos.

PT| EN