ACONTECE NO Martinelli

GOVERNO DO PARANÁ DIVULGA ESCLARECIMENTOS OPERACIONAIS PARA CÁLCULO DO FUNREP

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
GOVERNO DO PARANÁ DIVULGA ESCLARECIMENTOS OPERACIONAIS PARA CÁLCULO DO FUNREP

Por meio do Decreto 10.899/2022, o Governo do Paraná promoveu alterações no Decreto 9.810/2021 e estabeleceu as primeiras diretrizes para o cálculo do depósito destinado ao Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal do Paraná (FUNREP), vinculado a contribuintes beneficiários de algumas modalidades de “crédito presumido” de ICMS concedidos no seu território.

Fica estabelecido que, para efeitos de apuração da base de cálculo do depósito devido ao FUNREP, o contribuinte deverá considerar o valor mensal do crédito presumido apropriado na Escrituração Fiscal Digital (EFD), com possibilidade de dedução dos estornos decorrentes de:

a) Devoluções de mercadorias;

b) Modalidades de crédito presumido com utilização condicionada a que o total apurado dos créditos não exceda o total apurado de débitos.

Quanto ao prazo para recolhimento, o contribuinte deverá observar o seguinte:

  • Pagamento mensal: para os benefícios ou incentivos fiscais em que o Estado não tenha regras limitantes de apropriações
  • Pagamento trimestral: para os demais benefícios e incentivos que tenham a exigência de estornos ou outras regras que limitem a sua apropriação.

Por fim, o Decreto 10.899/2022 prorroga a eficácia do Decreto 9.810/2021 a fim de formalizar o início da cobrança de 1º/4/2022 para 1º/7/2022.

Diante dessas alterações, fica evidenciado que o impacto dessa cobrança poderá variar conforme as regras estabelecidas para cada modalidade de crédito presumido, restando pendente somente a publicação da Resolução da SEFA que contemplará as demais orientações necessárias ao preenchimento das obrigações acessórias estaduais.

PT| EN