ACONTECE NO Martinelli

RIO DE JANEIRO REGULAMENTA PROGRAMA DE PARCELAMENTO DE DÉBITOS DE ICMS

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Contador trabalhando

Por meio do Decreto 47.488, publicado em 12/2, o Estado do Rio de Janeiro regulamentou o programa especial de parcelamento de débitos de ICMS previsto na Lei Complementar 189 (28/12/2020), cujo fato gerador tenha ocorrido até 31/8/2020 (PEP).

O programa prevê descontos de até 90% das penalidades e juros no caso de pagamento à vista, bem como parcelamento dos débitos em até 60 vezes e descontos regressivos dos acréscimos moratórios e multa quanto maior for o número de parcelas.

O prazo para apresentação de pedido de ingresso no parcelamento, que era de 60 dias contados da publicação da lei, foi prorrogado até 29/4/2021.

Outros pontos relevantes abordados pelo decreto são:

Não podem ser incluídos no programa débitos referentes à substituição tributária

• Todas as disposições quanto ao ICMS se estendem aos débitos referentes ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECP), Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) e Fundo Orçamentário Temporário (FOT), sendo que para o FEEF e o FOT os benefícios se aplicam exclusivamente para pagamento em parcela única.

Previsão de redução dos honorários devidos quanto aos débitos inscritos em dívida ativa: para os débitos ainda não ajuizados, 4% sobre o valor do débito no pagamento em parcela única e 6% no pagamento parcelado; e, para os débitos ajuizados, 6% sobre o valor do débito no pagamento em parcela única e 8% no pagamento parcelado.

• O deferimento do pedido de ingresso importa na desistência compulsória e definitiva de eventuais parcelamentos de ICMS existentes na data da protocolização do pedido, relativos aos débitos incluídos.

PT| EN