ACONTECE NO Martinelli

DECRETO ALTERA ISENÇÃO DE ICMS PARA INSUMOS AGROPECUÁRIOS EM SP

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
1_G8G8V2qAXxZ0lcoNYDt0Fg

No contexto da renovação do Convênio 100/1997 – isenções e redução de base de ICMS para empresas do agronegócio – até 31/03/2020, o estado de São Paulo editou o Decreto 65.254/2020, alterando a sistemática de concessão do benefício, substituindo a “Isenção Total do ICMS (100%)” por “Isenção parcial (77%)”, resultando em um acréscimo de 4,14% no preço dos insumos agropecuários.

É padrão do mercado agrícola as empresas negociarem produtos do agronegócio com recebimento futuro e, por isso, quando ocorrer a circulação da mercadoria, possivelmente o novo decreto já estará em vigência.

Consequentemente, a carga tributária será superior ao preço praticado quando da venda, mesmo para aqueles que foram adquiridos em 2020 com entrega em 2021. Ou seja: haverá um custo de ICMS que não estava incluído no momento da operação de venda.

Dessa forma, é importante observar essa nova regra tributária para o Estado de São Paulo, pois impactará os preços dos produtos agrícolas (fertilizantes, defensivos, sementes, farelos, corretivos de solo, produtos veterinários e ração animal –exceto linha pet).

PT| EN