ACONTECE NO Martinelli

BRASIL RESTRINGE ENTRADA DE ESTRANGEIROS POR MEIO TERRESTRE EM COMBATE AO CORONAVÍRUS

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
corona-4916954_1920

O Governo Federal determinou a restrição excepcional e temporária de entrada no país de estrangeiros oriundos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname. A decisão foi publicada hoje (19/03) pela Presidência da República em edição extra do Diário Oficial da União, por meio da Portaria 125, assinada de forma conjunta pelos ministérios da Saúde, Casa Civil e Justiça e Segurança Pública. A medida busca reduzir os riscos de contaminação e disseminação do coronavírus, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nesse sentido, fica restringida pelo prazo de 15 dias a entrada no País por rodovias ou meios terrestres de estrangeiros oriundos dos países mencionados. O prazo de 15 dias poderá ser prorrogado caso verificada a necessidade.

A restrição não impede o livre tráfego do transporte rodoviário de cargas, a execução de ações humanitárias previamente autorizadas e o tráfego de residentes de cidades com linha de fronteira exclusivamente terrestre.

O descumprimento da determinação implicará na responsabilização civil, administrativa e penal do agente infrator e a imediata deportação.

A medida não se aplica ao brasileiro (nato ou naturalizado), ao imigrante com autorização de residência definitiva em território brasileiro, aos profissionais estrangeiros em missão a serviço de organismo internacional e ao funcionário estrangeiro acreditado junto ao governo brasileiro.

Ressalva-se que uma Portaria específica foi publicada para a Venezuela em 18/3, e uma terceira será editada especificamente em relação às fronteiras terrestres com o Uruguai.

PT| EN