ACONTECE NO Martinelli

DECISÃO NO RJ AFASTA INCIDÊNCIA DE PIS/COFINS SOBRE SELIC DE INDÉBITOS TRIBUTÁRIOS

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
DECISÃO NO RJ AFASTA INCIDÊNCIA DE PIS COFINS SOBRE SELIC DE INDÉBITOS TRIBUTÁRIOS

Em recente decisão, a 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro afastou a incidência do PIS e da Cofins sobre o valor correspondente à Taxa Selic que corrige os indébitos tributários. A decisão teve como principal fundamento o caráter indenizatório conferido à Selic pelo STF.

Como amplamente noticiado, o STF, ao analisar o Tema 962, reconheceu a natureza indenizatória da Selic e afastou a sua tributação pelo IPRJ e pela CSLL, entendimento que tem sido utilizado para discutir também a cobrança do PIS e da Cofins. Isso porque, a Receita Federal confere à Selic tratamento de receita financeira, desconsiderando a sua finalidade de recompor o patrimônio do contribuinte, onerando o contribuinte com uma carga tributária de 4,65%.

Embora o Supremo ainda não tenha se manifestado em relação ao PIS e à Cofins, os precedentes favoráveis ao contribuinte vêm entendendo que, por ter natureza indenizatória, a Selic não poderia receber tratamento tributário de receita e se sujeitar à incidência das contribuições em questão.

O tema ainda está distante de uma definição, mas o recente julgado gera uma expectativa positiva para os contribuintes.

PT| EN